quinta-feira, 6 de março de 2008

Cultura

Brincadeiras Culturais

Produzido pelos alunos da turma D do Ciclo II

Na nossa escola, temos várias formas de lazer, por exemplo, brincadeiras, jogos, desenhos animados, brinquedos, filmes. Nossas horas de lazer devem ser momento agradáveis, sem brigas, alegre, e ainda podemos fazer muitos amigos.

Mantemos algumas brincadeiras que aprendemos com nossos pais, tios, tias, avós, amigos e que já existem há muito tempo em várias regiões do Brasil. Hoje, essas brincadeiras fazem parte da nossa cultura da nossa gente. Dentre essas brincadeiras destaca-se o “pique”.

O pique é uma brincadeira que é brincada em um grupo de crianças. Uma das crianças tem que correr atrás e pegar as outras antes que alguma chegue ao pique. O pique pode ser qualquer coisa, um local, uma palavra ou um gesto, uma parede, uma árvore, um lugar alto, um poste e outros. O pique serve para deixar as crianças salvas da perseguição ou para poderem continuar a correr.
É preciso ter o perseguidor que corre atrás das outras crianças.


Existem muitos jeitos de brincar de pique, todas elas são divertidas! Podemos brincar de Pique, Pique-pique, Pega-pega, Esconde-esconde, Pique-esconde etc..
.
Pique-estátua: O pegador começa a correr atrás das outras crianças. A criança que quer ficar salva, deve ficar imóvel como uma estátua. Se mexer, o pegador bate nela e aí então ela é que
será o pegador.

Pique no ar: O pegador esconde o rosto e inicia a contagem, enquanto as demais procuram lugares altos para ficar. Aquela que não conseguir, está com o pique, passando a ser o perseguidor.

Pique-fruta: Para que a criança não seja pêga tem que gritar o nome de uma fruta, não devendo, entretanto, repetir nomes já gritados. Quem for alcançado e não conseguir falar o nome de uma fruta que ainda não tenha sido falada será o pegador da vez seguinte. Desse modo podemosvariar o pique para nomes de novelas, times de futebol ou nomes de atores, esportes e muito mais.

Pique-ajuda ou pique-polícia: Nele a criança que for pega pelo pegador passa a ajudar na tarefa de pegar as outras, ficando perto do pique, para evitar que alguma criança ainda não pega se aproxime e se liberte da perseguição. O perseguidor na próxima rodada será o primeiro ou o último a ser pego.

Pique-bandeira ou pique-bandeirinha: Formam-se dois grupos, com de números iguais de crianças. Faz uma linha no chão para separar os lados. Cada grupo tem um pedaço de pau ou um galho de árvore para ser a bandeira, ela é colocada no fundo do lado ou então. As crianças devem apanhar a bandeira do grupo contrário e correr de volta para o próprio lado. Para isso, entram, no lado inimigo. Os donos do lado invadido, devem correr atrás dos invasores e tentar pegá-los com a mão. Quando isto acontece, ficam colados e só podem ser libertados por um companheiro que também tem de tocá-lo com a mão.

Pique-bola ou queimado: Nesse pique, o perseguidor usa uma bola para atingir os companheiros.
.
Pique-cola: O pegador corre para tocar cada uma das crianças. Quando pega uma criança, ela deve ficar imobilizada - colada - até o final da brincadeira, a não ser que seja salva por outra com um toque. A criança colada três vezes passa a ser o pegador.

Pique-esconde: O pegador, esconde o rosto num lugar que é o pique e conta até dez. Enquanto isso, as as outras crianças se escondem. Quando termina a contagem, procura as crianças que estão escondidos. Ao encontrar alguma, toca-a com a mão ou diz seu nome e onde ele está escondido, aí a criança que foi encontrada deve sair da brincadeira. Para se salvarem da perseguição devem correr, sem serem vistas, até o pique para se salvar. Elas devem gritar: - Um, dois, três, pique, salvando também as companheiras já encontradas. Se acontecer isso, na outra vez o pegador continuará sendo o mesmo. Em caso contrário, será aquele que primeiro foi visto.

Pique-lata: O perseguidor conta até dez enquanto as outras crianças se escondem, daí ele sai procurando que está escondido. O primeiro a ser encontrado será o próximo pegador. Existe uma lata e toda vez que o pegador achar um dos companheiros escondidos, deve ir até à lata e bater com ela três vezes no chão, dizendo o nome daquele que foi descoberto, ou então contando três vezes: - Um, dois, três! Um, dois, três! Um, dois, três. Quem conseguir chutá-la durante a perseguição será salvo e salvará todos os que já foram encontrados, gritando “salve latinha!!!”. Aí reinicia a brincadeira.

Barra-manteiga: Pique em que um competidor deve atravessar um campo neutro, bater na mão do adversário e voltar para seu campo sem ser alcançado pelo oponente.

Nenhum comentário: